motores trifásicos
Depois de várias consultas que me fizeram, tive dúvidas. Fui procurar na oficina, ninguém sabia algo convincente. Encontrei um método proposto no site abaixo e resolvi ensaiar.
Confiram na pesquisa abaixo.
EQUIPAMENTO:
{Motor WEG, 2,2KW, 3CV, 1785rpm, 60Hz, 12 pontas}
OBJETIVO:
Com todas as pontas sem marcação, numerá-las numa seqüência tal que seja possível fazer os fechamentos para 220/380/440/760V.
- O site { http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080728055046AAqJqYl } descreve um método que resumindo é o seguinte:
1- Identificar os pares de fios que correspondem a uma bobina testando continuidade.
2- Identificar o par de cada bobina do seguinte modo: escolher uma bobina e conectar o miliAmperímetro analógico de zero central. Em cada uma das outras, uma de cada vez, conectar uma bateria de 9V, ligando e desligando o circuito. Aquela que der a deflexão maior será o par. Marcar a primeira com 1 e 4 e a segunda com 7 e 10, (polaridade à confirmar). Repetir esse procedimento para os outros pares.
3- Determinar a polaridade das bobinas que formam o par, usando o seguinte procedimento: Na bobina onde o amperímetro está ligado, escolha o fio que está ligado à entrada do aparelho como início de bobina e à saída deste como final. Repita os testes do item 2. Se o ponteiro do aparelho defletir para o negativo, o condutor ligado para o positivo é inicio de bobina, caso contrario é fim de bobina. Repetir as operações para os outros grupos, fazer a numeração e depois os fechamentos para cada tensão e testar.
ENSAIO COM O MÉTODO INDICADO
Foi verificado que a deflexão máxima do ponteiro depende do bom contato elétrico no momento em que encosta. Testando várias vezes o valor nunca é igual. Conforme o repique as vezes o ponteiro tenta ir para o lado contrario depois volta para o outro lado. Verificado tambem que o valor médio quando se liga e desliga rápido e constantemente depende alem do bom contato, da freqüência com que se