motores trifasicos
Economia de energia elétrica
Os motores trifásicos são os motores mais utilizados nas indústrias, isto em função das várias vantagens que possuem, tais como: vida útil longa, facilidade de ligação, facilidade de controle entre outros.
Assim como os motores monofásicos, os trifásicos também podem ser ligados em duas tensões.
Usualmente são encontrados no mercado motores para: 220/380V, 380/660V, etc. A relação entre as duas tensões é sempre 1,73, isto é, a tensão maior é sempre igual 1,73 vezes a tensão menor. A plaqueta dos motores trifásicos mostra sempre as duas maneiras de ligar o motor.
Estudos de mercado apontam que o custo gerado pelo consumo de energia elétrica é correspondente à cerca de 97% dos custos totais durante o ciclo de vida de um motor elétrico (cabendo aos custos da aquisição, de instalação e manutenção somente 3% dos custos totais de um motor).
Os motores Energy Saving foram projetados não somente para ultrapassar os valores de rendimento e fator de potência definidos por lei. O rendimento dos motores quando operando a 75% de carga são equivalentes à operação em 100%, oferecendo menor consumo de energia mesmo operando com carga parcial ou em regimes intermitentes:
• Enrolamentos fabricados com condutores de cobre com alto grau de pureza;
• Chapas de aço de alta qualidade com grãos orientados, utilizadas na fabricação do estator e rotor; • Menor entreferro graças ao design avançado e à produção totalmente automatizada dos pacotes do estator e rotor;
• Sistema de mancais e rolamentos desenhados para reduzir perdas por atrito;
• Ventilador desenvolvido para oferecer máximo fluxo de ar com mínimas perdas.
Tudo isso permite garantir contínua economia de energia elétrica, e conseqüentemente menores custos de operação durante toda a vida útil do motor. Os motores 1LA7 ultrapassam os limites de rendimento Standard definidos pela Lei de Eficiência Energética. Os motores 1LG4