Motor trifasico
1. OBJETIVO
LIGAÇÃO EM ESTRELA TRIÂNGULO.
2. Introdução teórica
Sempre que possível, a partida de um motor trifásico de gaiola, deverá ser direita, por meio de contadores. Deve ter-se em conta que para um determinado motor, as curvas de conjugados e corrente são fixas, independente da dificuldade da partida, para uma tensão constante.
Nos casos em que a corrente de partida do motor é elevada podem ocorrer as seguintes comseqüências prejudiciais:
a; elevada queda de temcâo no sistema da alimentação da rede. EM função disto provoca a interferência em equipamento instalados no sistema .
b; o sistema de proteção (cabos ,contatores)deverá ser superdimencionada ocasionando um custo elevado.
c; a imposição das conscessionaria de energia eleétrica que limitam a queda da temcâo da rede.
caso a partida dereta não seja possível devido aos problemas citados acimas , pode –se usar sistema de partida indireta para reduzir a corrente de partida. em alguns caso ainda ,pode –se necessitar de um conjugador de partida alto,com corrente de partida baixa, deve –se neste caso escolher um motor de anéis.
1; partida de motores com chave estrela-triâmgulo.
é fundamental para a partida com a chave estrela-triâmgulo que o motor tenha a possibilidade de ligação em dupla tenção,ou seja ,em 220/380v ,em380/660v ou 440/760v.os motores deverão ter no minimo6 bornes de ligação. A partida estrela-triãgulo poderá ser usada quando a curva de conjugados do motor é suficientementee elevada para poder garantir a aceleração da maquina com a corrente de partida na ligação-triãmgulo. também a curva do cojugado é reduzida na mesma proporção.
por este motivo, sempre que for necessário uma estrela-triãmgulo ,devera ser usado um motor com curva de conjugado elevado. Os motores WEG, tem alto conjugado máximo de partida ,