Motor Trifásico
Estator:
Carcaça - É a estrutura suporte do conjunto; de construção robusta em ferro fundido, em aço ou em alumínio injetado, resistente à corrosão e com aletas.
Núcleo de chapas - as chapas são de aço magnético, tratadas termicamente para reduzir ao mínimo as perdas no ferro.
Enrolamento trifásico - três conjuntos iguais de bobinas (um para cada fase), formando um sistema trifásico ligado à rede trifásica de alimentação.
Rotor:
Eixo - transmite a potência mecânica desenvolvida pelo motor. É tratado termicamente para evitar problemas como empenamento e fadiga.
Núcleo de chapas - as chapas possuem as mesmas características das chapas do estator. Barras e anéis de curto-circuito - são de alumínio injetado sob pressão numa única peça.
Outras partes do motor de indução trifásico: Tampa; Ventilador; Tampa defletora; Caixa de ligação; Terminais; Rolamentos.
Dados de Placa de um Motor Trifásico
Os motores elétricos possuem uma placa identificadora, colocada pelo fabricante. Para que o motor sege instalado de maneira correta, é necessário que o operador da máquina, saiba interpretar os dados da placa.
Algumas informações são encontradas em uma placa de identificação, estas são:
1. IP - índice de proteção - com uma variação de IP-00 até IP-68, identifica o grau de proteção do motor em relação a água e grão, sendo que, o índice "standard" é o IP-55. Alguns motores vêm com uma película de proteção especial, os quais incorporam o prefixo, formando: IPW.
2. Forma construtiva – Geralmente é dotado de 3 ou 4 algarismos (por exemplo: B3D e B35D), sendo que a primeira letra significa que é um motor dentro dos padrões, os números do meio significa o uso ou não de flanges e a última letra diz em qual lado do motor está a caixa de ligação.
1. Carcaça que sofre uma variação comum de 63 a 355, e, acima disso, trata-se de uma aplicação especial de grande porte. Em suma, este número significa a distância entre o centro do motor