A evolução do profissional do Secretariado
Não se sabe ao certo a data de surgimento das primeiras figuras dos profissionais de Secretariado, porém, registros mais antigos datam a época dos faraós. Aparentemente, as primeiras imagens que se assemelham ao profissional atual é a dos escribas. Eram figuras masculinas, ou seja, escravos (o que torna as mudanças no perfil da profissão ainda mais evidentes, já que atualmente, nessa profissão há uma predominância de profissionais femininos), que atuavam na profissão sobressaindo-se em toda Idade Antiga pela sua habilidade e domínio da escrita. Responsáveis pelos registros de acontecimentos de um povo; fiscalizavam impostos, as colheitas agrícolas, organizavam e registravam tudo que ocorria na época. Observando atentamente, notamos que os escribas assemelham-se extremamente com o Profissional de Secretariado, colocando em consideração, é claro, as condições de cada época, pois naquele tempo as necessidades eram outras.
Após esse período, os romanos também tinham seus profissionais. Tanto é que a palavra secretário vem do latim secretum, que significa secreto ou segredo. Esses profissionais trabalhavam como guerreiros durante o dia, na busca de expansão de terras romanas, e a noite, registravam os acontecimentos das lutas, para que um mensageiro pudesse transmitir ao Imperador e mostrar ao povo suas conquistas. Pesquisas apontam que 70% da classe Secretarial originava-se dos monastérios, fato este nada surpreendente, pois naquela época os Secretários eram todos homens.
O ingresso da mulher no mercado vai ocorrer muito tempo depois, como consequência da Revolução Industrial, pois o desenvolvimento acelerado das empresas e mercado ante a falta de mão de obra masculina devido a segunda guerra mundial, a mulher batalha por seus direitos e com eficiência e criatividade faz inovações no mercado, trazendo melhorias na economia, no comércio e principalmente no relacionamento interpessoal. Durante os anos 30 até o final