AGREGADOS
Conceito: Agregados de construção civil são materiais granulares, sem forma e volumes definidos, de cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha; além das argilas e dos resíduos inertes reciclados, escórias de aciaria, produtos industriais, entre outros. Os agregados são abundantes no Brasil e no mundo.
Definição: Agregados de construção civil são materiais com forma e volume aleatórios detentores de dimensões e propriedades adequadas para a elaboração de concreto e argamassa na construção civil. Têm um custo relativamente reduzido, sendo este um bom motivo para sua utilização. Os agregados com o emprego constante na construção civil são a areia e a brita.
A denominação agregado tem substituído o termo inerte, utilizado anteriormente por acreditar-se que esses materiais não tomavam partes nas reações de presa e endurecimento do cimento. Atualmente, sabe-se que eles podem influenciar nessas transformações, haja vista que têm propriedades influentes nesse caso, dentre as quais absorção, densidade e dureza, embora essa reatividade seja praticamente nula.
Uso: A indústria de agregados minerais proporciona insumos para a infra- estrutura urbana , industrial e malha viária nacional, de maneira a atender a crescente demanda por espaços urbanizados e localidades com acessibilidade para rede de transportes de bens, informações, energia e água. No processo de urbanização as áreas rurais são adaptadas para o funcionamento da cidade por meio da construção de equipamentos urbanos , incluindo-se aqueles que elevam as condições de vida da sociedade. Há uma interface estreita entre o consumo de minerais agregados na sociedade e o padrão de vida desfrutado por uma população. As políticas setoriais que promovem a melhoria das condições de vida, normalmente induzem os setores consumidores de agregados tais como a saúde pública, que não pode prescindir da demanda de agregados para construção de