Participa o e Controle Social
Curso : Serviço Social
Disciplina: Participação e Controle Social
Aluna: Mirtes dos Santos Silva F. Mergulhão RA:361850
Maria Cruz Silva Araujo RA:358968
Sandra Regina Pereira da Silva RA:359042
TÍTULO DA ATIVIDADE: Produzir uma ap. Powerpoint
TUTOR: Orleans Alves
PROF: Maria Edilene Xavier R. Garcia.
Palmas-to15/04/2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo de estudo o foco principal a implantação dos serviços e mostra um padrão e forma de gestão no sistema descentralizado e participativo, permeado pelo exercício do controle social, têm espaços de efetivação dessa participação as conferencias cujas responsabilidades são, entre outras, a de avaliar a gestão e definir novas diretrizes; e os conselhos que tem como principais atribuições a fiscalização da execução e do financiamento desta politicas.
A Constituição Federal de 1988 introduziu as principios do controle social da participação popular como instrumentos de efetivação de gestão político administrativa financeira e técnico-operativa, com caráter demogrático e descentralizado, nas diversas politicas Públicas.
A instituição do sistema Único de assistencia social (SUAS), a partir de 2004,formatou um modelo de funcionamento desta politica que presupõe a ampliação de acesso tanto do Ponto de vista dos serviço e beneficios, quanto da sua facilitação através dos centros referencias de assistencia social descentralizados e organizados.
ETAPA 1
O controle Social é uma ação desempenada de forma organizada, ordenada e individualizada pela sociedade civil sobre o Estado. É um direito do cidadão brasileiro, conquistada na Constituição Federal de 1988, que permite a participação da sociedade.
O controle social é possível quando os cidadão e cidadãs deixam de ser espectadores para assumir a sua participaçao social, ou seja, quando passa a atuar na sociedade, capaz de orientar e fiscalizar as ações do Estado.
ETAPA
Tal controle social compreende a participação do