Participa O E Controle Social
Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal).
A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas sociais, que não se esgota na eleição de chefes do executivo e de membros do legislativo.
Cabe aos conselhos, também, atuar na fiscalização dos gastos das verbas públicas destinadas aos municípios, quer pela União Federal, quer pelos Estados, e ainda dos próprios orçamentos municipais. Porém, para que desempenhem uma fiscalização efetiva é fundamental que tenham acesso às informações e que realizem ações como:
-ação voltada ao controle social, convidar a população a participar das reuniões do conselho gestor, seguida pela divulgação das reuniões do mesmo e pela leitura das sugestões deixadas pelos usuários nas caixinhas de sugestões.
-apontou as ações voltadas para a orientação e esclarecimento da população, funcionários e conselheiros sobre o funcionamento e o papel dos conselhos gestores locais de saúde. Convidar a população para as reuniões do conselho gestor e orientar a população
Assim como no campo das concepções, as práticas de enfermagem voltadas ao controle social, evidenciadas pelo presente estudo, estão vinculadas à atuação dos conselhos gestores das unidades. Isto mostra que a criação desses conselhos, sem dúvida, aproximou o controle social dos atores da atenção básica, o que é muito relevante. Porém, há necessidade de se avançar no sentido de se conhecer e exercer as outras formas de participação social na saúde, como as conferências e os conselhos de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional.
• Reafirmação da participação popular e