Partes do elefante
Gestão de Marketing II
RESENHA CRITICA
MINTZBERG, henry; LAMPEL, Joseph; AHLSTRAND, Bruce. Todas as partes do elefante: Conheça e combine as dez principais linhas de pensamentos estratégicos para ter sucesso. EMP-UNIV.
O texto apresentado aborda linhas de pensamentos estratégicos, onde a estratégia é uma ferramenta muito utilizada no ambiente empresarial. A estratégia em uma organização não é um fator novo, há muito tempo está ferramenta vem sendo estudada onde já ouve a onda da estratégia-planejamento, depois a onda da estratégia-posicionamento e atualmente é visto o modelo de estratégia-aprendizado, mas para ter sucesso a estratégia deve combinar características que traçam um panorama das dez principais linhas de pensamento estratégico que é a linha da concepção, a do planejamento, a do posicionamento, a do espírito empreendedor, a cognitiva, a do aprendizado, a do poder, a da cultura empresarial, a do ambiente e a da configuração.
Quando observado o exemplo utilizado pelo texto pode se dizer que a abordagem da estratégia é como as diferentes partes do elefante, quando analisadas individualmente sofrem interpretações distintas, mas se obtiver a junção de todas as partes forma a interpretação completa. Ocorre assim, também com o planejamento estratégico quando composto por todas as partes abordadas na linha estratégica e trabalhadas em conjunto alcançam a plenitude desta ferramenta administrativa.
Assim a estratégia é uma ferramenta imprescindível para as empresas, pois permite manter a coerência ao longo do tempo, representa a trajetória para que a empresa vá de um ponto a outra buscando o aperfeiçoamento e a melhoria constante. Segundo Michael Porter “a estratégia é a criação de uma posição única e generosa de valor e implica em um conjunto particular de atividade”. A estratégia é o meio fundamental para que a empresa execute os negócios de forma coerente e duradouro, pois os autores defendem que os maiores fracassos