Elefante africano
Relatar sobre o maior mamífero terrestre, o elefante, mais especificamente do elefante africano. Contarei neste trabalho sobre suas características, hábitos alimentares, habitat, longevidade, e muitas outras coisas, como por exemplo, suas principais diferenças com a espécie do elefante asiático. Relatarei também um pouco da minha visita e porque escolhi esse fantástico animal para este trabalho, e ao final, minha conclusão a respeito do que foi tratado aqui.
Ficha do Animal
Ordem: Proboscidea
Família: Elephantidae
Nome Popular: Elefante Africano
Nome em Inglês: African elephant
Nome Científico: Loxodonta africana
Distribuição Geográfica: África
Hábitos Alimentares: Herbívoros
Reprodução: Gestação de 22 meses
Período de Vida: Aproximadamente 50 anos
Habitat: Florestas, campos, savanas e desertos.
Elefantes
Os elefantes são os maiores mamíferos terrestres. Atualmente existem, o elefante africano (Loxodonta africana) e o elefante asiático (Elephas Maximus), porém, no Parque Zoológico de São Paulo apenas há a espécie do elefante africano. São membros do grupo “Proboscidea”, que são caracterizados por possuírem uma tromba.
Os elefantes podem pesar até 7 toneladas. Possuem um corpo apoiado em pernas grossas e pés largos, a tromba é um órgão longo, flexível e que possui narinas em sua ponta. As trombas também servem para cheirar, transportar água, alimentos e até analisar e levantar objetos. O maior dos elefantes é o elefante africano que segundo o Parque Zoológico de São Paulo, medem entre 7 a 8 metros de cabeça e corpo e 4 metros de altura.
A tromba pode pesar até 200 quilogramas e suas orelhas “enormes” podem chegar até metade de sua altura. Sua cor pode depender da cor do solo, normalmente é cinza mas pode variar em marrom avermelhado. Seu habitat varia entre florestas, campos, savanas e desertos. Sua dieta é a base de plantas, portanto, são herbívoros e a maior parte de sua vida se resume em procurar comida e água.
Elefante