Partenon e atena nike - esculturas
Friso Dórico (exterior):
Os temas são sempre a vitória da ordem e da civilização contra a barbárie ou contra o caos, isto é, a vitória da Grécia contra a Ásia. Composto por quatro lendas bélicas: A luta dos deuses contra os gigantes (friso oriental) A luta dos centauros contra os lápitas (friso meridional) A luta dos gregos contra as amazonas (friso ocidental) A tomada de Tróia (friso setentrional)
Frontão:
Frontão este (exposto a nascente): Nascimento de Atena saindo da cabeça de seu pai, Zeus
Frontão oeste (exposto a poente) Disputa da Ática por Atena e Poseídon.
Friso Jónico (interior)
Procissão das Grandes Panateneias, onde todos os atenienses participavam para homenagear a deusa Atena (sua protectora), no dia do seu aniversário. Composto por 400 personagens e 200 animais, organizados em desfiles de duas filas paralelas
Começava no ângulo sudoeste do edifício, decorria a toda a sua volta até à fachada leste (onde se encontravam reunidos os deuses para receber o novo peplo, tecido pelas donzelas e por elas oferecido à virgem).
Desta marcha faziam parte solene e hierarquicamente, os magistrados, os sacrificadores de animais, os portadores de oferendas e o cortejo dos jovens cavaleiros.
É um friso pleno de vida e de liberdade Representa homens e animais numa grande variedade de atitudes O modelado dos corpos e animado pelo jogo dos drapeados
Fídias conjugou a força, a energia e a sobriedade do estilo dórico com a graciosidade e elegância do estilo jónico. Uniu as noções de harmonia e de ritmo neste edifício.
Aqui a escultura, solene e despreocupada, combina-se magistralmente com a arquitectura num todo único.
ATENA NIKÉ
Friso:
Faixa continua com 30 m de comprimento. Friso este – aparecem os deuses do Olimpo, em pé ou sentados, seguindo atentamente as batalhas dos cavaleiros gregos e persas. Restantes lados – lutas entre os hoplitas (soldados) gregos e persas.
Balaustrada:
Série de Vitórias Aladas (Niké),