Análise de elementos arquitetônicos do Parthenon
SUMÁRIO
ACRÓPOLE ATENISENSE
Propileu 3
Templo de Atenas Niké 3
Erectéion 3
Museu e Teatro Antigo 3
Partenon 3
Análise segundo os planos primários............................................................4
Organização de forma e espaço...........................................................................................................4
Elementos da arquitetura 4
Referências..........................................................................................................5
Análise da arquitetura do Parthenon, elemento principal da Acrópole ateniense, segundo suas composições.
A Acrópole de Atenas situa-se no sul da Grécia. É composta por varias construções e elas são:
PROPILEU:
Constitui uma entrada pelo lado ocidental da acrópole. Consta um corpo central, um vestíbulo de fachada dupla e duas alas de diferentes dimensões.
TEMPLO DE ATENAS NIKÉ:
Templo construído num bastião a sudoeste da acrópole, sobre um promontório rochoso. Em comparação aos outros elementos, é de dimensões reduzidas, em estilo jônico, com o mesmo numero de colunas nas quatro fachadas.
ERECTÉION:
Compõe-se de três partes: a sala principal, o pórtico norte e o pórtico das korai onde as colunas são as Cariatides, estátuas de moças jovens que sustentam a estrutura.
MUSEU E TEATRO ANTIGO:
Encontra-se numa cavidade de rocha e quase passa despercebido. Nele são expostas as esculturas encontradas na Acrópole. O teatro encontra-se num estado de ruína quase absoluta.
PARTENON:
Obra maior da Acrópole, e sobre ela faremos uma analise arquitetônica. Realizada em estilo dórico com alguns toques de jônico. São oito colunas em seu lado mais estreito e dezessete no lado mais longo. Cada coluna mede 10,43 metros de altura. As colunas têm um ligeiro engrossamento em sua parte central, não são verticais inclinando-se cada vez mais para o interior, e as quatro dos cantos são um