Análise de Obras da Grécia Antiga
Figura 1 - Templo do Erectéion, norte da Acrópole de Atenas, séc. V a.C. (c. 421-406 a.C.), mármore,
Fonte: disponível em
Figura 2 - Pórtico meridional das Cariátides do Templo do Erectéion, séc. V a.C, mármore,
Fonte: disponível em
Está adaptado a um terreno irregular e íngreme. Era um local sagrado e este veio a ser uma espécie de santuário “polivalente”, ou seja, tinha várias funções religiosas.
A origem de seu nome decorre de Erecteu, um lendário rei de Atenas.
O templo original foi dedicado à Atena, a Deusa da cidade. Erguia-se no local onde segundo a tradição houve uma batalha entre essa Deusa e Poseidon.
O Erectéion possui dois pórticos ligados aos lados, um maior para o norte e um menor para o sul. O lado que dá para o Pártenon é o célebre Pórtico das Cariátides onde no lugar de colunas habituais, seis estátuas representando o corpo feminino foram colocadas.
Curiosidade: 2.000 anos depois, um governador turco escolheu esse edifício para seu harém.
Os relevos ornamentais das bases e capitéis das colunas, as molduras das portas e janelas são ricos e delicados e, segundo consta nos registros históricos, custaram mais que as estátuas.
TEMPLO DE PÁRTENON
Figura 3 - Templo do Pártenon, Acrópole de Atenas, séc. V a.C. (c. 447-437 a.C.). mármore,
Fonte: disponível em
Figura 4 - Templo do Pártenon, Detalhe das colunas dóricas do Pártenon, Acrópole de Atenas, séc. V a.C. (c. 447-437 a.C.). mármore,
Fonte: disponível em
Figura 6 - Templo do Pártenon, Detalhe do friso exterior da fachada meridional do Pártenon - Luta dos Centauros contra os Lápitas, séc. V a.C. (c. 447-437 a.C.). mármore,
Fonte: disponível em
Pártenon é um templo localizado na Acrópole de Atenas e foi construído no século V a.C.. Seu principal objetivo era prestar homenagem à Deusa Atena.
O projeto da obra foi idealizado pelos arquitetos Ictinus e Calícrates que se inspiraram nos conceitos de arquitetura dórica.
Primeiramente