Pré- socraticos
A filosofia, ao surgir no mundo ocidental com os filósofos pré-socráticos- Tales de Mileto, Anaximandro, Pitágoras, Heráclito, Parmênides, Empédocles, Anaxágoras e Demócrito – iniciou o estabelecimento gradual (progressivo) de uma ruptura epistemológica (cientifica) com a mitologia (estudo de mitos, lendas).
#Tales de Mileto- Sobre a vida de Tales pouco se sabe. De suas idéias quase nada é conhecido e é pouco provável que tenha escrito um livro. Aristóteles chama-o de fundador da Filosofia, e lembra a sua doutrina de que a água é o elemento primordial de todas as coisas, e que a terra flutua sobre a água. Atribui-se a Tales a afirmação de que “todas as coisas estão cheias de deuses”, o que talvez possa ser associado a idéia de que o ímã tem vida porque move o ferro.
#Pitágoras- O que se conhece da figura de Pitágoras pertence mais ao mundo da lenda que a realidade. Pessoa de difícil acesso e defendia uma doutrina mais religiosa (transmigração das almas, reencarnação entre humanos e animais) que filosófica.
#Heráclito- Entre as suas teorias se tem: Tudo foi feito pelo fogo e tudo se dissipa no fogo, ou seja, todas as coisas saem do fogo por rarefação (diminuição da densidade de um corpo com aumento de volume) e condensação (transformação do estado gasoso para o líquido) e nele voltam a dissipar-se. Tudo está submetido ao destino. E o movimento determina toda a harmonia do mundo. Dentre alguns fragmentos de seu escrito se tem que: Em nós, manifesta-se sempre uma e a mesma coisa: vida e morte, vigília e sono, juventude e velhice. Pois a mudança de um dá o outro. Os pré-socráticos começaram a substituir a concepção de mundo caótico (falta de ordem) concebido pela mitologia pela idéia de cosmos (ordem racional, leis e princípios que regem, organização). *Na concepção mitológica, os fenômenos que aconteciam no mundo ocorriam de forma caótica, pois eram desencadeados por forças espirituais e sobrenaturais comandadas pela vontade arbitrária e