PARQUES URBANOS ARTIGO
RESUMO:
Analisar e compreender a evolução do espaço geográfico, especialmente a evolução do parque urbanos, no contexto da organização espacial das cidades.
PALAVRAS-CHAVE: Espaço Geográfico, Parques, Cidades.
1. INTRODUÇÃO: Diferente das Unidades de Conservação, existem parques cuja finalidade principal é oferecer opções de lazer à população. Esses parques são classificados como Parques Urbanos.
Os Parques Urbanos são grandes espaços verdes localizados em áreas urbanizadas de uso público, com o intuito de propiciar recreação e lazer aos seus visitantes. Em sua maioria, oferecem também serviços culturais, como museus, casas de espetáculo e centros culturais e educativos. Também estão frequentemente ligados a atividades esportivas, com suas quadras, campos, ciclovias etc.
Parques urbanos mostram uma grande variedade de formas, tamanhos e funções. A sua distribuição espacial e temporal não segue uma regra clara também. Estes fatos levaram, num primeiro momento, a uma busca do significado deste tipo de estabelecimento público denominado "parque", e assim para procurar pistas que poderiam explicar por que os parques estão onde estão, a sua evolução, novas tendências e possibilidades.
[...] quando se estuda a organização espacial esses conceitos são necessários para explicar como o espaço social está estruturado, como os homens organizam sua sociedade no espaço e como a concepção e o uso que o homem faz do espaço sofrem mudanças. A acumulação do tempo histórico permite-nos compreender a atual organização espacial (SANTOS, 2008, p. 72).
Apesar de muito da história das áreas verdes urbanas (representada a princípio pelos jardins) ter se perdido no tempo, é possível traçar um perfil de sua evolução. Partindo do seu caráter mítico-religioso, o paraíso prometido no livro do Gênesis da Bíblia, passando por mitos e lendas, estudando os jardins suspensos da Babilônia