ginastica laboral
GINÁSTICA LABORAL
LEANDRO BILHALVA
TURMA 24
São Leopoldo, dezembro de 2014.
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta como as atividades físicas no local de trabalho são importantes para os funcionários. A atividade se chama ginástica laboral, que foi criada para promover a integração e estimular o desenvolvimento dos funcionários. DESENVOLVIMENTO
Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho.
Existem dois tipos de Ginástica Laboral: a
Preparatória e a Compensatória.
1- é realizada antes ou logo nas primeiras horas do início do trabalho. Na maioria das vezes não é possível implantar em todos os setores antes de iniciar a jornada, mas logo no seu início e isso não descaracteriza como preparatória. Ela é constituída de aquecimentos e ou alongamentos específicos para determinadas estruturas exigidas. O objetivo é aumentar a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a viscosidade das articulações e tendões.
Geralmente tem duração de 5 a 10 minutos.
2- é realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação. Praticada junto às máquinas, mesas do escritório e eventualmente no refeitório ou em espaço livre, utilizando exercícios de descontração muscular e relaxamento, visando diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas.
Além dos inúmeros benefícios físicos e mentais, as técnicas específicas utilizadas na ginástica laboral podem ainda contribuir para:
-Aliviar o estresse e as tensões acumuladas, provocadas pelo excesso de trabalho; -Reeducar a postura corporal, principalmente para trabalhos que exijam movimentos repetitivos;
-Diminuir o sedentarismo e a fadiga;
-Aumentar o ânimo, melhorar o desempenho no trabalho e a integração no grupo de trabalho;
-Prevenir lesões nas mãos, ombros, coluna, punhos e as doenças como LER
(Lesões por Esforços Repetitivos).