Cidade ecológica: políticas de criação de áreas verdes urbana
1
CIDADE ECOLÓGICA: POLÍTICAS DE CRIAÇÃO DE ÁREAS VERDES URBANAS Eliane Harumi Sakamoto
Arquiteta e urbanista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, PUCPR
Carlos Hardt
Arquiteto e urbanista; Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (multidisciplinar), UFPR, 2004; Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, PUCPR
Denis Alcides Rezende
Administrador; Mestre em Informática, UFPR, 1999; Doutor em Engenharia de Produção (Gestão da Tecnologia de Informação), UFSC, 2002; Pós-Doutorando em Administração, USP; Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, PUCPR.
RESUMO O presente artigo pretende identificar as políticas de criação de áreas verdes urbanas e a sua relação com a criação da imagem da cidade. Isto se deu por meio da pesquisa de estudo de caso, através de documentos, bibliografia e entrevista. A cidade analisada foi consagrada em conferências internacionais como modelo de planejamento urbano preocupado com a ecologia e meio ambiente. Esta foi a estratégia utilizada pela cidade-objeto, como forma de se inserir no contexto mundial, atraindo novos investimentos e adquirindo uma posição de destaque no que diz respeito ao seu planejamento municipal.
INTRODUÇÃO Este artigo tem como objetivo identificar as políticas públicas ambientais relacionadas às áreas verdes do município-objeto, como forma de efetivar as estratégias de criação da imagem da cidade. Este município adotou estratégias de planejamento visando a construção de uma imagem de ‘Cidade Ecológica’. Para tanto, as políticas ambientais que derivam destas estratégias adquirem um papel fundamental no processo. A relação entre estas estratégias e as políticas públicas ambientais relacionadas com a criação de áreas verdes na cidade é objeto deste artigo.
1/8
PAISAGENS EM DEBATE revista eletrônica da área Paisagem e Ambiente, FAU.USP - n. 04,