Politicas de criação de áreas verdes Urbanas
IDENTIFICAÇÃO
Curso: Administração
Ano: 2014
Período: 4º
Turma: ADM 122m01
Semestre: 1ª
Disciplinas: Gestão de Custos e Gestão de Pessoas
Turno: Matutino
Primeiro Professor: Aline Nabeshima
Segundo Professor: Telma Ramos
DUPLA:
NOME: Maria Francisca _____________________________________________________________
NOME: Miriam Viana ______________________________________________________________
RESUMO
TEMA MEIO-AMBIENTE
Titulo: CIDADE ECOLÓGICA: POLÍTICAS DE CRIAÇÃO DE ÁREAS VERDES
URBANAS
O presente artigo pretende identificar as políticas de criação de áreas verdes urbanas e a sua relação com a criação da imagem da cidade. Isto se deu por meio da pesquisa de estudo de caso, através de documentos, bibliografia e entrevista. A cidade analisada foi consagrada em conferências internacionais como modelo de planejamento urbano preocupado com a ecologia e meio ambiente. Esta foi a estratégia utilizada pela cidade-objeto, como forma de se inserir no contexto mundial, atraindo novos investimentos e adquirindo uma posição de destaque no que diz respeito ao seu planejamento municipal.
Ao analisarmos o presente artigo vemos a extrema importância de um planejamento urbano visando a preservação do nosso meio ambiente que vem ser também o nosso meio de sobrevivência. o planejamento pode ser traduzido como instrumento para harmonizar a equidade social, sustentabilidade ecológica, eficácia econômica, aceitabilidade cultural e distribuição espacial equilibrada das atividades e dos assentamentos humanos. Em termos territoriais, o planejamento deve orientar a localização das atividades e ordenar o uso dos recursos naturais para a continuidade da expansão econômica e busca da qualidade de vida. (MENEZES,op.cit.).
Mas segundo Smolk (1995) o que acontece na nossa atualidade chama –se de ‘teoria do bolo’ primeiro se deixa crescer para depois destribuir . É por isso que Maricato (2000) afirma que a teoria do