Do Ambientalismo a Sustentabilidade
DO AMBIENTALISMO À SUSTENTABILIDADE
SEMINÁRIO II
DO AMBIENTALISMO À SUSTENTABILIDADE
INTRODUÇÃO
O ambiente natural tem sido modelado pelo homem. A harmonia do homem com a natureza foi rompida devido a descontrolada expansão urbana, que gerou a descaracterização de certos espaços urbanos, bem como o comprometimento dos recursos naturais. A sociedade passou a usar a natureza de maneira predatória, comprometendo os recursos naturais e gerando estruturas e resíduos que podem vir a colocar em risco à sobrevivência do ser humano, e sua existência. Os espaços urbanos crescem cada vez mais de maneira desordenada e desrespeitando as condições do meio natural para a implantação dos mesmos. A intensa densidade populacional, a desorganização urbana, a falta de integração social e principalmente a falta de integração entre a cidade e o meio ambiente natural têm resultado na degradação das nossas cidades, bem como de todos os seus ecossistemas.
ECODESENVOLVIMENTO
O conceito de Ecodesenvolvimento foi introduzido por Maurice Strong, Secretário da Conferência de Estocolmo (Raynaut e Zanoni, 1993), e largamente difundido porlgnacy Sachs, a partir de 1974 (Godard, 1991).
Na definição dada por Sachs, citada por Raynaut e Zanoni (1993, p. 7), para um determinado país ou região o Ecodesenvolvimento significa o "desenvolvimento endógeno e dependente de suas próprias forças, tendo por objetivo responder problemática da harmonização dos objetivos sociais e econômicos do desenvolvimento com uma gestão ecologicamente prudente dos recursos e do meio".
A definição deixa patente a preocupação com os aspetos económicos, porém, não dissociados da problemática social e da ambiental.
Há uma posição ética fundamental: o desenvolvimento voltado para as necessidades sociais mais abrangentes, que dizem respeito à melhoria da qualidade de vida da maior parte da população, e o cuidado com a preservação ambiental como uma