Parlamento inglês
Síntese Histórica
A estrutura original do Westminster palace ou casa do parlamento britânico, é datada do sec XI, no entanto pouco restou dessa estrutura depois do grande de 1834, que livrou apenas o Westminster Hall e parte da capela de St Stephen. A Reconstrução do palácio começou em 1840 e foi finalizada em 1860.
Implantação
O Palácio que é localizado no distrito de Westminster no centro de Londres, é um dos maiores parlamentos do mundo, o que faz dele um dos edifícios mais celebres do planeta.
Ecletismo
A arquitetura do sec XIX foi fortemente marcada pelo ecletismo. Foi uma época em que a burguesia desejava se reerguer do pó e da desorganização que a industrialização tinha transformado as cidades. Essa busca os levou a procurar no passado a imponência e o respeito proporcionado pela própria arquitetura. Trazendo de volta as estruturas principalmente clássicas e góticas, tudo numa perspectiva nova. Pequenas mudanças nas construções quanto a técnicas, materiais ou mesmo mudanças puramente estéticas, são as características que levaram os arquitetos a diferenciarem as novas versões desses partidos dos seus partidos originais nascendo os “neos” (neoclássico, neogótico).Portanto o Westminster Palace pertence ao ecletismo, justamente por sua estrutura neogotica, que nada mais é do que um gótico “fora de época”. Suas torres, aberturas orgivais nas portas e janelas, abobadas e arcobotantes denunciam abertamente o gótico encrustado na obra, por mais que ela apresente diferenças no seu esqueleto como por exemplo o uso de ferro.
Os materiais
O trabalho de reconstrução do palácio foi feito inicialmente usando-se pedra de Anston, um calcário magnesiano, no entanto, com pouco tempo as pedras começaram a se deteriorar devido a poluição e a qualidade de algumas das pedras usadas. Se percebeu o problema em 1849, mas só em 1928 se viu a real necessidade de substituição pela pedra de Clipsham, feita de calcário