PARKINSON
Para driblar a diminuição do equilíbrio ocasionada pela doença de Parkinson, os exercícios recomendados são aqueles que visam fortalecer a musculatura das coxas, pernas e glúteo, como flexão do joelho e elevação lateral da perna.
Para os portadores da doença de Parkinson, a prática da meditação estimula os pacientes a relaxar, resgatar a energia vital de alguns órgãos e produzir dopaminas (a falta dessa substância está ligada ao desenvolvimento da DP).
Na doença de Parkinson há uma diminuição no volume da voz e certa dificuldade na articulação das palavras. O paciente não deve tentar falar rapidamente. A dica é tentar inspirar profundamente antes de falar e, pausadamente, tentar articular bem cada uma das palavras.
A arte, além de ser uma maneira de expressão, ajuda a melhorar a qualidade de vida e aumentar a autoestima dos pacientes com Parkinson . Por meio de seus quadros, os alunos podem soltar a imaginação, apreciar a própria produção artística e também conferir seu progresso na pintura.
A rigidez muscular ocasionada pela doença de Parkinson também afeta os músculos da face, podendo comprometer a fala. Participar de corais para cantar pode ajudar na respiração e também na manutenção da articulação da voz.
Isto ocorre devido à diminuição de movimentação da língua e garganta. Além do fato de a cabeça permanecer inclinada para frente. Pode ser aliviado com exercícios da musculatura da face e tórax, orientados por um fonoaudiólogo. O excesso de saliva na parte posterior da boca pode ser expelido ao tomar groselha preta ou mel adicionado à água quente.
Os pacientes com a doença de Parkinson podem apresentar prisão de ventre por causa da