PARICÁ
1. Paricá
1.1 Taxonomia e Nomeclatura: Familia; Fabaceae; espécie: schizoobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Sucke)
Barneby. Nomes comuns : no Brasil é chamado de bandarra e pinho-cuiabano, Paricá e Paricá-grande.no restante da America do sul e Central tem outros nomes, como Serebo, Tambor, judio e etc.
1.2 O gênero Schizolobium: possui uma única espécie: s. parahyba, com duas variedades- amazonicum (Hub.) Ducke e parahyba (vell) Blake. As duas variedades são bastante semelhantes, foi considerada por um longo tempo como uma só. O que diferenciam as duas são que a primeira possui flores menores, pétalas mais oblongas, rígidas e glabras, frutos e sementes bem menores, pedicelos distintamente articulados e florescimento sem folhas.
1.3 Distribuição geográfica: [...] A espécie S. parahyba var. parahyba tem sua ocorrência do norte do México até do sul do Brasil sendo que no Brasil ocorre na mata Atlântica, desde a Bahia até o norte do Rio Grande do Sul. [...] A S.parahyba var. amazonicum tem sua ocorrência restrita á Bacia Amazônica, no Brasil, Bolívia e Venezuela.
1.4 Caracteristicas da espécie: árvore caducifólia de tamanho grande. Na mata atingem 20 a 30 m de altura e diâmetro de até 1,2 m. Possui copa pouco densa com ramificação cimosa, tronco cilíndrico e reto, presença de sapopemas desde a fase jovem; a casca externa é lisa e verde quando jovem, tornando-se cinza-amarelada com manchas brancas quando adulta. As folhas são alternas, compostas, com mais de um metro de comprimento em arvores jovens, reduzindo com o desenvolvimento.
1.4.1 São bipinadas com 20 a 30 pares de pinas opostas e com pecíolo longo, de até 20 cm; com flores de pétalas amarelas e vistosas; o fruto é um legume deicente, alado, obovado-oblongo, séssil, achatado, coriáceo, com coloração bege e marrom quando maduro e esverdeado ou amarelado quando imaturo, bivalvado, com valvas