Parecer técnico: sala de atermação
PARECER TÉCNICO: SALA DE ATERMAÇÃO
1. Interessado: JUSTIÇA FEDERAL DE 1ª INSTÂNCIA – SEÇÃO JUDICIÁRIA DE
RORAIMA.
2. Objetivo: O presente Parecer Técnico tem como objetivo a análise técnica do estado da área de alternação do edifício da Seção Judiciária de Roraima, com apontamento dos danos verificados na estrutura, as causas prováveis de tais danos, as medidas necessárias para reparo e a justificativa de que tais medidas são suficientes e necessárias para o aludido reparo.
3. Objeto: O objeto principal é a sala de alternação do edifício da Seção Judiciária de
Roraima, no que tange aos seus componentes que apresentam danos em forma de fissuras que servem de aviso de perigo, de comprometimento quanto à estanqueidade à água, durabilidade e isolação acústica, além do constrangimento psicológico sobre o usuário do ambiente onde essas fissuras aparecem.
4. Desenvolvimento dos trabalhos: Os trabalhos do presente Parecer Técnico foram assim desenvolvidos: 4.1 Vistoria: Foi efetuada a primeira vistoria da sala objeto deste Parecer Técnico na manhã do dia 25 de julho próximo passado, em companhia da Sra. ANA GARDENE
COSTA GONÇALVES, Diretora do SECAD em Exercício. Nesta oportunidade foram detectados os danos que vêem ocorrendo no revestimento da laje de forro, com sinais visíveis a olho nu de fissuras em várias direções, porém com predominância na direção das vigotas da laje pré-fabricada que foi utilizada como solução estrutural em todas as dependências do prédio da Seção Judiciária de Roraima. Foram nesta oportunidade efetuadas as primeiras tomadas fotográficas, ilustradas nas figuras de nº 01 a 04 do Anexo deste Parecer Técnico.
Tendo em vista a necessidade de melhorar a avaliação das causas das fissuras em questão, procedeu-se a retirada parcial do revestimento do teto, em duas amostras, quando se constatou, numa segunda visita, realizada no dia 1 de agosto próximo passado, a natureza da laje de forro e dos revestimentos que