Parecer financeiro cerealista do nordeste
FCAP – Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco
CEREALISTA DO NORDESTE S.A.
Parecer da empresa mediante a análise das demonstrações financeiras.
Alunos: Bruno de Melo Cavalcanti
Professor: Jesus Miguel
Disciplina: Administração Financeira I
Turma: 5º Período – Manhã
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
O parecer refere-se à análise das condições financeiras da empresa Cerealista do Nordeste S.A. num período fixo de sete anos, datados do exercício social de 2001 até o exercício social de 2007, utilizando-se das principais demonstrações financeiras: o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. As demonstrações tidas como objeto da análise trazem consigo vários elementos que constituem fatos na existência da empresa e que merecem uma observação detalhada a fim de alcançar seus objetivos e almejar melhores resultados no mercado.
Pelo uso de índices nas demonstrações, é possível avaliar a tendência de crescimento ou decrescimento ao passar dos anos, assim como a participação de um determinado fato no total de receitas ou gastos da empresa. Pode-se também aferir o lucro e sua relação direta com cada elemento necessário para a execução do trabalho. No geral, os índices têm como finalidade o controle do bom estado competitivo da empresa, moderando cada custo, despesa ou investimento, elaborando uma política de preços a partir dos gastos e estimando seu retorno após todo o esforço demandado.
2. OBSERVAÇÕES
Dentre os diversos fatos presenciados na análise das demonstrações financeiras, alguns tiveram resultados visivelmente mais representativos, sendo necessária uma avaliação minuciosa de cada um deles.
2.1 Estoques x Fornecedores
A figura 1 mostra a tabela com a taxa de crescimento real de um ano para o outro dos Estoques, onde se pode observar um crescimento em seus valores desde 2001 até 2007, atingindo o seu pico de 2004 a 2005 com um aumento real de 40,64%. Contudo, a tendência de