America latina
FACULDADE PORTO-ALEGRENSE
Disciplina: Sociologia I
História
Profa. Me. Letícia Azambuja Godoy
As grandes transformações históricas: Iluminismo, Revolução Industrial, Revolução Francesa e a formação do pensamento social Saint Simon, Herbert Spencer, Auguste Comte e o Positivismo
Iluminismo ou Esclarecimento
Iluminismo é um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, correntes intelectuais e atitudes religiosas. O uso do termo Iluminismo na forma singular justifica-se, contudo, dadas certas tendências gerais comuns a todos os iluminismos, nomeadamente, a ênfase nas idéias de progresso e perfectibilidade humana, assim como a defesa do conhecimento racional como meio para a superação de preconceitos e ideologias tradicionais.
O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e engajamento
Revolução Industrial – Inglaterra, 1780
Movimento social de cunho econômico, político, cultural, ideológico e tecnológico iniciado na Inglaterra a partir de 1780 que se espalhou pela Europa nas décadas seguintes e que consolidou o modo de produção capitalista. Fez surgir o proletariado que teve suas condições de vida profundamente alteradas nesta nova forma de produção.
Revolução Francesa (1789-1799)
Movimento social com luta sangrenta de cunho político, econômico, cultural e ideológico ocorrido na França. É considerado o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais consolidando definitivamente o modo de produção capitalista e proclamou os princípios universais de fraternidade, solidariedade e igualdade. Proclamou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e defendeu o direito à liberdade, à propriedade e a igualdade jurídica.
Claude Henri de Rouvroy, conde de