pare de usar JA
A fim de superar a dependência de cocaína, o dependente terá que superar o período de desintoxicação, que pode levar em média três meses ou mais, dependendo da pessoa. Os problemas de saúde imediatos relacionados à dependência física da droga são os primeiros à serem diagnosticados e tratados. Assim, o objetivo desta primeira fase do tratamento é estabilizar fisicamente a pessoa através da terapia pessoal, terapia de grupo e medidas de recuperação dossintomas de abstinência.
Os sintomas de abstinência da cocaína
A cocaína é uma droga que causa dependência física e psíquica, mas em maior parte psíquica e que apresentam muitos sintomas de abstinência, dos quais se destacam:
Dores de cabeça
Dores musculares
Fadiga
Irritabilidade
Agressividade
Vontade de abandonar o programa de recuperação
Paranoia
Fadiga
Medo
Insônia
Inquietação
Pesadelos
Depressão
Obsessão
Aumento do apetite
Mal-estar
Existem muitos sintomas de abstinência que estão relacionados à estes que foram descritos e que estão associados a mecanismos de defesa, onde o dependente tende a projetar os sintomas em pessoas e coisas, negar os sintomas, reprimi-los entre outras formas de defesas. Os mecanismos de defesa são processos inconscientes, ou seja, o dependente não consegue percebê-los, e são utilizados como forma de amenizar o sofrimento causado pela falta da droga.
O processo de desintoxicação de cocaína
O objetivo inicial do programa de recuperação da dependência de cocaína consiste em ajudar o dependente a evitar a volta ao uso durante o processo de desintoxicação de cocaína, fase mais crítica do tratamento. Nesta fase também é importante a recuperação da lucidez e sanidade do dependente, uma vez que, em muitos casos, ele não está em condições de agir e pensar de maneira coerente e lúcida. Daí a necessidade de, em grande parte dos tratamentos, a retirada do dependente para a abstinência forçada, onde é necessário que o dependente fique em regime