Tipos de Gasolina
DISCIPLINA DE QUIMICA
TRABALHO DE PESQUISA – TIPOS DE GASOLINA
Junho 2014
INTRODUÇÃO
A gasolina é um composto hidrocarboneto com pouca quantidade de produtos oxigenados em sua fórmula, e é um combustível obtido do refino do petróleo. Seus tipos variam entre: comum, aditivada, Premium e pódium.
Para que uma gasolina seja de qualidade seu valor de octanagem deve ser alto. A octanagem nada mais é que a resistência de detonação de um combustível em motores de carros. Quanto maior a octanagem for, mais o combustível poderá estar em temperaturas mais elevadas sem que ocorra a detonação do motor.
GASOLINA COMUM
É a gasolina de tipo C, mais simples, ela pode ser usada em automóveis, barcos, motos etc. Quando esta gasolina vai para os distribuidores, ela esta, no que os distribuidores chamam de gasolina tipo A, que é a gasolina que não possui nenhum álcool etílico anidro em sua composição, pois ela é produzida pelas refinarias de petróleo e entregue diretamente aos distribuidores, que então, adicionam 25% de álcool etílico anidro (que não é o mesmo que se utiliza para veículos movidos a álcool, aquele é o álcool etílico desidratado).
A gasolina tipo C não possui nenhum aditivo ou corante e possui coloração amarelada. Por não possuir nenhum detergente ou dispersante na sua composição, ao longo do tempo, pode haver acumulo de detritos no sistema de combustão e no motor.
GASOLINA ADITIVADA
É uma gasolina tipo A, que possui na sua composição detergentes e dispersantes, que fazem a limpeza em todo o sistema de alimentação do veiculo, incluindo válvula de admissão e bicos injetores. Ela reduz a probabilidade de falha no motor, o que em uma ultrapassagem, poderia ocasionar um acidente.
Essa gasolina também possui álcool etílico anidro de 25%, e ela possui um corante para se diferenciar da gasolina comum (tipo C), que no caso da BR – Supra (Petrobrás),