Trabalho de quimica geral
A gasolina é o derivado de petróleo mais popular em nosso país, onde o seu consumo tem aumentado significativamente nos últimos anos: em 1995 foram consumidos 13,8 bilhões de litros enquanto o consumo de 1996 chegou a 16,4 bilhões de litros, já em 98 a previsão de consumo é de aproximadamente 21,2 bilhões de litros.
Nas páginas a seguintes, encontram-se informações que levarão todos aqueles que lidam com gasolina a conhecer melhor este importante produto. Esperamos que a partir de sua leitura, possam todos tirar melhor proveito desse combustível, pois conhecerão elhor as suas características de qualidade e os cuidados a serem adotados durante o seu transporte, armazenamento e uso, alem dos aspectos de segurança a ele relacionados.
II – O QUE É GASOLINA
A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio) e, em menor quantidade, por produtos oxigenados (produtos que possuem átomos de oxigênio em sua formula química). Os hidrocarbonetos que compõem a gasolina (hidrocarbonetos aromáticos, olefínicos e saturados) são em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formadas por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados a gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações.
A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta leve ( produto obtido através da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida através da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtidas de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas ), nafta alquilada ( de um processo que produz isso-parafinas de alta octanagem