TRABALHO MODULO 4 QUIMICA GERAL
PRÁTICA EM LABORATÓRIO: MÓDULO 4 -
REDOX
Engenharia de Produção
Turma: 3154
Introdução
O Objetivo dessa prática é aprimorar os conhecimentos teóricos através de experimentos práticos que refletem as reações de oxi-redução.
Os reagentes que utilizamos foram:
Zinco
Solução de ácido clorídrico 3M
Enxofre
Solução de ácido sulfúrico 3M
Solução de sulfato de cobre 0,5M
Solução de acetato de chumbo 1M
Iodo
Água destilada.
Equipamentos e Vidrarias utilizadas:
Estante para tubo de ensaio
Tubo de ensaio de 15 ml
Espátula
Conta Gotas
Cápsula de porcelana
Fósforo
Pipeta de 1ml e 5ml
Pêra de Sucção
Vidro de Relógio
A Primeira parte da nossa prática foi Reações de Oxi-Redução:
1º:Grânulos de Zn e com 2 ml de HCL 3M :
Vamos explicar:
Uma reação de simples troca ocorre quando reagem uma substância simples (formada por um único tipo de elemento químico) e uma substância composta (formada por mais de um tipo de elemento), originando uma nova substância simples e outra composta.
Dizemos que a substancia simples “desloca” da substância composta uma nova substância simples. Por isso, ela também é chamada de reação de deslocamento.
Outro nome comumente dado para essas reações é de substituição, pois um tipo de elemento é substituído por outro na substância composta.
Temos:
A + BC → AB + C ou A + BC → AC + B
Um exemplo desse tipo de reação inorgânica ocorre quando o ferro reage com alguma solução ácida, como uma solução aquosa de ácido clorídrico:
2 Fe(s) + 6 HCl(aq) → 2 FeCl3(aq) + 3 H2(g)
Observe que nessa reação o ferro é a substância simples e o ácido clorídrico é a substância composta. O ferro perde três elétrons que são recebidos pelos íons hidrogênio do ácido, formando então uma nova substância simples (o gás hidrogênio – H2) e uma nova substância composta (o cloreto de ferro III- FeCl3).
Visto que nas reações de simples troca há também transferência de elétrons entre as substâncias, elas também correspondem a reações de