entrevista com o psicologo
RESUMO
Este artigo tem o intuito de mostrar o lado prático da psicologia. Saber um pouco da rotina da psicóloga, o que a fez optar por essa área de atuação, que ela considera importante para que um profissional da área se mantenha na profissão atualmente, sobre a ética, o acolhimento, as gratificações da profissão escolhida, a importância de sempre buscar conhecimentos etc.
PALAVRAS-CHAVE: Ética , Sigilo, Acolhimento
Betim, 2014
Faculdade Pitágoras
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi feito com a Dra. Alessandra Marques, formada em Psicologia pela PUC Betim, ela escolheu trabalhar com a abordagem teórica da Psicanálise, também atua na Assistência Social de Proteção Especial e na área Clinica. O objetivo do trabalho é mostrar um pouco da rotina e do lado pratico da profissão.
DESENVOLVIMENTO
Em entrevista com a Psicóloga Alessandra Marques, ela nos informou que a escolha pelo curso de psicologia foi feita por se tratar de uma profissão no qual existe a oportunidade de escutar as pessoas e também por se tratar de uma profissão que apresenta vários desafios.
A escolha da teoria a ser trabalhada foi baseada por ela consistir em trabalhar o sujeito do inconsciente, independente de onde se está atuando, sendo assim a teoria escolhida foi a psicanálise, pois o campo de trabalho desta área possibilita a compreensão do sujeito para além do acolhimento institucional.
A jornada de trabalho é distribuída em uma unidade de acolhimento e em uma clinica particular, sendo que na unidade a carga horária de 30 horas semanais em 6 horas diárias, e na clinica 4 horas semanais. A rotina de trabalho consiste em realizar o diagnóstico de cada situação de acolhimento, para entender o caso, o que culminou no acolhimento, realização de escutas técnicas, relatórios diagnósticos, discussões de casos com a rede sócio assistencial, além de