Tipos de Gasolina
DIFERENTES TIPOS DE GASOLINA
Podemos identificar diferentes tipos de gasolina nos postos de combustíveis distribuídos no Brasil. O objetivo deste trabalho é mostrar quais são esses tipos, apontando as diferenças e/ou semelhanças, como se dá a composição e em quais tipos de veículos automotivos podem ser utilizados.
A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 5 a 10 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina também pode conter compostos de enxofre e compostos contendo nitrogênio. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 40 a 175 °C.
Sabemos que hoje, existem diferentes tipos de gasolina à venda nos postos de combustíveis, sendo esses: gasolina comum, aditivada, premium e podium.
Gasolina Comum: É a gasolina mais simples. Apresenta índice antidetonante (IAD) = 87, e possui 1000 ppm de teor de enxofre. Não recebe nenhum tipo de aditivo, apenas adição de álcool anidro, conforme legislação vigente. Também não recebe corante, possuindo assim a coloração natural das gasolinas (incolor a amarelada). Este tipo de gasolina pode ser usado em qualquer veículo movido à gasolina.
Gasolina Aditivada: A gasolina aditivada difere da comum por receber das companhias distribuidoras um aditivo que possui características de detergentes e dispersantes. Esses aditivos funcionam como verdadeiros detergentes, atuando na diminuição dos resíduos deixados pela gasolina no interior do motor. Resíduos estes que são inevitáveis, pois vêm da própria gasolina, que contém um subproduto denominado de goma. Essa goma é resultante do processo de destilação da gasolina que submetida a altas temperaturas forma uma borra que pode gerar o entupimento do sistema de alimentação do