informática
**Deisiane Santos Menezes
RESUMO
Com o avanço tecnológico, a busca por melhorias nos diversos campos da sociedade e a concorrência, inclusive no mercado de trabalho, faz com que as pessoas buscassem qualificações profissionais, aumentando também o número de pessoas que buscam em começar e concluir no mínimo o ensino superior, cada uma delas com sonhos, perspectivas e objetivos divergentes. E essa busca levou ao aumento de instituições que disponibilizam cursos superiores com programas de acessibilidade de diversos tipos. Junto com o grande número da oferta, vem acompanhada com um grande número de estudantes que deixam o curso antes de concluir, por fatores pessoais, e inclusive socioeconômico. Atualmente, o curso de Secretariado Executivo somente é oferecido pela Universidade Federal da Bahia, e ainda assim, muitos alunos encontram dificuldades em inserir-se no mercado de trabalho, levando a evasão de muitos discentes. Devido a essa situação, foi realizada uma pesquisa onde o seu objetivo é analisar as causas da evasão dos alunos de Secretariado Executivo e algumas peculiaridades sobre a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Secretariado Executivo, evasão, mercado de trabalho.
INTRODUÇÃO
De acordo com a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, o curso de Secretariado Executivo da UFBA “foi criado em 1969 para atender às necessidades da comunidade empresarial, cujo crescimento decorria principalmente da implantação do Pólo Petroquímico de Camaçari, Bahia. Criado como de curta duração, este curso teve a sua plenificação aprovada pela Câmara de Ensino de Graduação da UFBA em 1992, passando a vigorar o novo currículo, a partir do primeiro semestre de 1993.”
A pesquisa foi realizada com alunos regulares do respectivo curso de Secretariado Executivo, sendo que foram disponibilizados 14 possíveis razões para