Cabo par trançado
O par trançado é o tipo de cabo de rede mais usado atualmente. No par trançado dois fios são enrolados em espiral. Um fio transmite o sinal e outro o terra do sinal. O fio que transmite o sinal é de uma cor e o terra dele tem a mesma cor e o branco. Então o terra do fio verde é o fio verde e branco. Os cabos mais comuns possuem dois ou quatro pares de fios, mas temos cabos que podem possuir de 25 até 100 pares. A transmissão em pares trançados pode ser tanto analógica quanto digital. Ele foi projetado originalmente para transmissões telefônicas analógicas.
Suas taxas de transmissão podem ir de alguns megabits por segundo até 1 gigabit por segundo. Geralmente um cabo par trançado pode chegar até várias dezenas de metros com uma taxa de transmissão de megabits por segundo. Sua grande desvantagem é sua susceptibilidade a ruído.
PROTEÇÃO CONTRA RUÍDOS O par trançado sem blindagem possui uma ótima proteção contra ruídos, usando uma técnica chamada cancelamento e não através de uma blindagem. Através dessa técnica, as informações circulam repetidas em dois fios, sendo que no segundo fio a informação possui a sua polaridade invertida, como mostra a Figura 01.
O Crosstalk, também conhecido por "linha cruzada", é um ruído que afeta meios de transmissão localizados próximo um ao outro. O sinal que passa em um condutor gera um campo eletromagnético em volta dele. Este campo eletromagnético pode afetar a transmissão que acontece em condutores próximos. No cabeamento TP um par que está transmitindo pode induzir o seu sinal em um par próximo. O sinal deste par próximo, dependendo do nível do ruído, pode ficar comprometido ao ponto de não ser mais compreendido forçando uma nova transmissão. Isto irá afetar seriamente a performance da rede visto que a retransmissão implica em mais tempo perdido para enviar o mesmo sinal.
A direção desse campo eletromagnético depende do sentido da corrente que está circulando no fio, isto é, se é