Redes - cabo coaxial, par trançado e rede wireless
- Cabo Coaxial: é um tipo de cabo condutor utilizado para transmitir sinais. O mesmo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, assim, portanto, recebendo o nome de coaxial.
Ele é constituído por um fio de sobre condutor revestido por material isolante e rodeado de uma blindagem. O tipo de conector utilizado no mesmo é BNC. O mesmo mantém uma capacidade constante e baixa, independente do seu comprimento, permitindo assim, suportar velocidades da ordem megaits/segundo, sem necessidade de regeneração do sinal e sem distorções ou ecos. Possui as melhores caraterísticas dentro da variedade de cabos de cobre da atualidade para comunicações, assim sendo considerado ideal para o transporte de sinais de autofrequência. Onde a forma de construção do cabo mostra-se influente na boa combinação de alta banda passante e excelente imunidade a ruídos. O que contribuiu para que este meio de transmissão fosse o mais utilizado em redes locais.
Indicações de uso: Um dos principais fatos da sua utilização deve-se ao fato de poder-se reduzir os efeitos e sinais externos sobre os sinais a transmitir.
Os mesmos geralmente são utilizados em múltiplas aplicações de áudio, até as linhas de transmissão de frequências da ordem dos gigahertz. Sua velocidade de transmissão, como citada anteriormente, é bastante elevada devido à tolerância aos ruídos, graças à sua malha de proteção.
Além destes, são utilizados nas topologias físicas em barramento e, também, nas diferentes aplicações (algumas citadas anteriormente), sendo estas:
Ligações de áudio, de rede de computadores, de sinais de radiofrequência para rádio e TV (transmissores e receptores) e de radioamador.
Algumas de suas vantagens são: baixos custos de implementação, topologia simples de implementar, resistência à ruídos e interferências.
Algumas de suas desvantagens são: distâncias limitadas, baixo nível de segurança, dificuldade em fazer grandes