Cabo de Par Trançado
1 - INTRODUÇÃO
Nos anos 90 era muito comum encontrar rede de computadores usando cabo coaxial. Isso se dava pelo fato de ser uma rede mais fácil de ser instalada, pois o cabo era parecido com o cabo de antena de televisão e poderia ser instalado em qualquer local sem problemas com interferências. Com o avanço das redes de computadores, aumentando sua taxa de transferência, o cabo coaxial começou a ser substituído pelo cabo par trançado.
2 – VANTAGENS E DESVANTAGENS
2.1 - Vantagens
A vantagem principal dos sistemas de transmissão que empregam o par trançado é o baixo custo e alta flexibilidade, pois além de usar material mais barato como suporte, a transmissão e as dificuldades de conexão são muito menores que outros meios conhecidos. Possui maior facilidade de conexão de nós à rede. O anel da rede Cambridge emprega o par trançado comum com taxas nominais de 10 Mbps a distâncias de até 200 metros. A rede Ethernet, embora empregue a topologia em barra, usa par trançado para conectar as estações ao meio, que é um cabo coaxial.
2.2 - Desvantagens
A desvantagem deste tipo de cabo é sua suscetibilidade às interferências eletromagnéticas e radio frequência. Esses efeitos podem, entretanto, ser minimizados com blindagem adequada. Vale destacar que várias empresas já perceberam que, em sistemas de baixa frequência, a imunidade a ruídos é tão boa quanto a do cabo coaxial.
3 – CABO DE PAR TRANÇADO
3.1 - Par trançado
O cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que tem um feixe de dois fios no qual eles são entrançados um ao redor do outro. A taxa de giro (normalmente definida em termos de giros por metro) é parte da especificação de certo tipo de cabo. Quanto maior o número de giros, mais o ruído é cancelado. Foi um sistema originalmente produzido para transmissão telefônica analógica que utilizou o sistema de transmissão por par de fios. Aproveita-se esta