motivação
O recrutamento e seleção é uma ferramenta de gestão de pessoas que funciona como um elo entre o Mercado de Trabalho ? formado pelas oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações e o Mercado de Recursos Humanos ? formado por pessoas dispostas a buscar novas oportunidades. Ao relacionarmos esses mercados, pode-se observar a existência de uma relação direta entre oferta e procura, onde a oferta refere-se à quantidade de vagas disponíveis no mercado e a procura, ao número de pessoas em busca de oportunidades.
Mas como podemos definir um processo seletivo ético? Encontro a resposta em três palavras: transparência, respeito e profissionalismo. Ao decidir realizar uma seleção de pessoal, o selecionador deve atuar pautado nas políticas organizacionais e no perfil estabelecido para a vaga em questão, para que cada técnica utilizada ? entrevista de seleção, dinâmicas de grupo, provas de conhecimentos ou capacidade técnica, testes psicológicos, testes de personalidade, entre outros ? tenha coerência e funcionalidade em buscar exatamente o que se pretende.
Além disso, é também de grande importância que o selecionador planeje todas asações, minuciosamente, para que, do contato estabelecido com o candidato na etapa do recrutamento às etapas da seleção, transmita uma boa imagem da organização. Vamos a algumas orientações para os selecionadores:
Etapa do Recrutamento: o primeiro contato
1. Divulgação das vagas: deve ser abrangente e estratégica, de forma a garantir o acesso a bons candidatos. Utilizar o meio adequado ao cargo garante agilidade do processo, como exemplo,