Arquitetura
A história da arquitetura afirma que as primeiras grandes construções começam na antiguidade, entretanto, há evidências de seu início na pré- história quando surgem os primeiros monumentos e a técnica no manuseio das pedras, mas é só no fim do neolítico com os povos do Mediterrâneo e da Costa Atlântica que surgem as primeiras construções de pedra.
O termo concerne toda a “arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para as diversas atividades humanas” (HOUAISS, 2008), sendo que os feitos arquitetônicos caracterizam a época e a cultura de determinado povo, não sendo apenas construções, pois carregam a história das civilizações ao longo da existência humana.
Já imaginou como seria se não houvesse ordem e organização nas construções? Cabe à arquitetura organizar de forma objetiva o espaço para que cada construção cumpra a sua finalidade. Além disso, a arte de construir visa expressar-se por meio de estruturas físicas e nesse contexto é estudada a fim de compreender o homem que a espelhou. Afinal, toda obra humana é reflexo de suas crenças, concepções, vivências, época, etc.
Sendo assim, esta seção apresenta artigos sobre a arquitetura de distintos povos e as peculiaridades dessas construções, suas características inerentes e a época que as demarcam.
Mercado de Trabalho
As obras civis para os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará – a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos – movimentam o mercado de trabalho no setor da construção civil e aumentam a procura por arquitetos. No entanto, por mais importantes que sejam esses megaeventos, eles são pontuais. “O que vai repercutir mais na profissão é o mercado da construção voltado para a população em ascensão econômica no Brasil”, diz Giovana Paiva de Oliveira, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. O potencial que esse segmento representa para a área de arquitetura e urbanismo pode ser explicado pelo notório