Fundição
CARACTERÍSTICAS:
A fundição em areia verde é o principal método de obtenção de peças fundidas. Isto ocorre devido ao método possuir um baixo custo de fabricação e ser relativamente simples de reproduzir. Além do fato de que a areia verde pode ser reaproveitada em um futuro processo. O processo de fundição é separado em diversas etapas, sendo as principais delas: a obtenção do modelo, a fabricação do molde, o vazamento do metal líquido, resfriamento da peça e o acabamento final. Para a obtenção do molde é necessária a utilização de um modelo, geralmente construído em madeira. A função do molde consiste em realizar um “negativo” das formas geométricas do modelo em seu interior, que posteriormente será preenchido por metal líquido. Desta forma, pode-se reproduzir com certa precisão a grande maioria dos componentes existentes na indústria mecânica.
O método mais simples, e mais utilizado, consiste na moldagem por areia verde. Para se realizar essa moldagem é necessária a utilização de caixas de areia, geralmente de alumínio. O molde é constituído de duas metades, desta forma são construídas duas caixas de areia, que ao serem unidas, formam a cavidade referente a peça a ser produzida. Para construir as metades do molde são necessários os modelos. Esses são posicionados na face inferior da caixa de moldagem, e são cobertos por areia verde. Em seguida, ocorre a compactação do da areia verde através de processos manuais ou mecanizados. Após, os modelos são retirados e as metades são unidas. Para o acabamento do molde são construídos os canais de vazamento e respiro. Caso necessário, ocorre a colocação dos machos. E, já estão prontas para receber o vazamento de metal líquido.
PROPRIEDADES:
A areia verde pode ser produzida através da mistura de componentes como areia, argila e água. Para a confecção da areia verde são necessários seguir alguns passos: a argila e a areia sofrem um processo de secagem e são peneiradas, assim