PnP 20 07
REDE
Não é raro nos acharmos em situações que parecem um beco sem saída. Isto acontece, por exemplo, quando precisamos disponibilizar um novo ponto de rede num lugar onde todos os dutos disponíveis já estão lotados, onde não é possível passar mais cabos e a conexão wireless é inviável.
Se isto acontecer consigo, não se desespere: apresentaremos aqui uma opção salvadora para essas situações.
Já mostramos na Revista PnP nº 18 como integrar a sinalização da rede padrão Ethernet em conjunto com a da telefonia tradicional no mesmo cabo. Agora vamos mostrar uma outra alternativa, que pode ser bastante útil em certas situações: como disponibilizar dois pontos de rede a partir de apenas um cabo. Novamente, é importante lembrar que esse arranjo e também o outro, apresentado na edição 18, se limitam às redes padrão Fast Ethernet 10/100 mbps.
PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO
A “mágica” que permite esta manobra técnica está num detalhe do cabeamento que já foi explicado na citada edição 18: apesar dos cabos CAT5 e CAT6 terem 4 pares (8 cabos) as redes 10/100 utilizam apenas 2 destes pares. Logo, se cada cabo CAT5/CAT6 tem quatro pares poderemos
conectar não uma, mas duas estações em cada segmento. E isso é feito empregando adaptadores para tal função.
Esses adaptadores existem já prontos e podem ser facilmente encontrados, sobretudo, em diversos vendedores no
Mercado Livre. É uma opção válida para qualquer instalação pois é prático, basta receber e conectar, mas que acreditamos ser mais válida em pequenas instalações, onde é algum funcionário ou mesmo o proprietário quem faz a manutenção dos computadores e não tem as ferramentas apropriadas para confeccioná-los. Aqui, mostraremos como fazer esse adaptador de algumas formas diferentes, desde um simples cabo “Y” ou uma caixa adaptadora, que pode ser encarado como um cabo “Y” mais sofisticado, que vamos chamar de cabo “Y+”, para facilitar as explicações. Esses arranjos podem ser vistos na figura 1 (abaixo).