Reocoro
667 palavras
3 páginas
ObjetivoEstudar o índice de refração molar em soluções com diferentes concentrações e analisar a solução problema usando os fundamentos da refratometria.
Teoria
Quando um raio de luz passa de um meio para o outro e ocorre certa variação no ângulo de sua trajetória, a velocidade diminui em virtude da interação da interação do campo eletromagnético com os elétrons do meio.
Cada meio apresenta um certo tipo de resistência a passagem da luz que depende d comprimento de onda da radiação, essa resistência é conhecida como índice de refração que nada mais é que uma propriedade importante de sólidos, líquidos e gases.
Quando analisamos soluções, seu índice de refração varia de modo linear de acordo com a concentração quando mesma está expressa em massa por volume, sendo importantíssima para identificação ou indicação de pureza do liquido.
A refração molar está diretamente ligada ao índice de refração e é igual à polarizabilidade da mesma. Entende-se por polarizabilidade a facilidade de distorção da nuvem eletrônica de uma molécula. O índice de refração, ao fornecer a diminuição da velocidade da luz quando mesma penetra em uma substância em relação ao vácuo, quantifica o grau de interação do campo elétrico da radiação com as moléculas da substância, ao distorcer a nuvem eletrônica das mesmas. Desta forma, a refração molar nos fornece uma medida do grau de polarizabilidade da molécula de uma substância. A refração molar depende do número e natureza dos átomos presentes, e também das características das ligações. O refratômetro de Abbe faz uso do princípio de ângulo crítico ou ângulo limite de reflexão total. O campo no telescópio irá mostrar uma região clara e outra escura, a fina linha de demarcação entre elas corresponde ao ângulo crítico.
O refratômetro de Abbe, vide figura 1 a seguir, é composto essencialmente de quatro partes, a figura 2 facilita a visualização do que sera descrito: o telescópio, os prismas de Abbe, o círculo graduado de cristal com microscópio de