Paraíba Ciência e tecnologia
A Paraíba conseguiu realizar, nas últimas décadas, extraordinário esforço de capacitação tecnológica, referido tanto à instalação de sistema de ciência e tecnologia, quanto à formação de recursos humanos qualificados. Ocupa posição destacada no Nordeste, como se depreende da participação regional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na formação de recursos humanos e atividades de pesquisas em áreas estratégicas:
• 60% dos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia
• 52% dos pesquisadores na área de engenharia de materiais e engenharia e metalúrgica
• 75% dos pesquisadores em tecnologia de alimentos
• 54% dos grupos de pesquisa em engenharia e ciência da computação
Campina Grande é sede do Centro Nacional do Algodão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Adequação e transferência de tecnologia são objetos do Programa Paraibano de Tecnologia Apropriada (PPTA) da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia do Governo Estadual, enquanto a Fundação Centro Industrial da Paraíba, com apoio da UFPB, gerencia o Programa Paraibano de Design Industrial.
Além do sistema de ensino superior liderado pela UFPB, o Estado abriga avançada estrutura de instituições voltadas para a formação de mão-de-obra de nível básico e médio, entre as quais têm destaque: o SENAI, o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), o Centro Nacional de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco, afora os programas especiais de treinamento da Secretaria do Trabalho e Serviço Social.
A capacitação gerencial, tecnológica e organizativa das pequenas empresas, além de serviços de pesquisa, planejamento de negócios e orientação ao crédito, é exercida pelo Sebrae, com estrutura operacional que cobre todo o território paraibano.
Economia
A economia paraibana se destaca pelo dinamismo, a despeito da ocorrência, em período recente, de um ciclo particularmente longo