imperio arabe
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
João eder de souza
o império árabe
LAGES
2013
UNIVERDIDADE DO PLANALTO CATARINENSE
JOÃO EDER DE SOUZA
O IMPÉRIO ÁRABE
Trabalho para avaliação do Curso de Licenciatura em História, Nível Superior, da Universidade do Planalto Catarinense de Lages, SC.
Orientadores (as): Prof. Vlamir Severo Schulz
LAGES
2013
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 4
1. O IMPÉRIO ÁRABE 6
CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12 INTRODUÇÃO
Os árabes são semitas e, portanto, parentes dos hebreus e dos povos da Mesopotâmia. Dividiam-se em tribos, governadas por um xeque, e eram, em sua maioria, nômades ou seminômades. As tribos coraixitas habitavam a região litorânea e viviam do comércio fixo. As tribos do deserto eram chamadas também de beduínos e não tinham unidade política, levavam uma vida difícil no deserto, com suas caravanas, praticavam o comércio de vários produtos pelas cidades da região..
Espalhavam-se por toda a Península Arábica, mas só podiam fixar-se na costa do Mar Vermelho ou em oásis onde praticavam alguma agricultura. Suas atividades econômicas principais eram o pastoreio e o comércio.
Adoravam vários deuses (politeísmo) e Alá era somente um deles. Tinha um lugar sagrado, que recebia muitos peregrinos, a Caaba. Este santuário estava localizado na cidade de Meca e dentro dele se encontravam muitas imagens de deuses e a Pedra Negra.
A Pedra Negra é provavelmente um meteorito que caiu na Terra e passou a ser adorado pelos árabes. Eles acreditavam que a pedra teria ficado negra com os pecados de Adão e que teria sido dada a Abraão e seu filho Ismael pelo Anjo Gabriel.
Suas cidades principais eram Meca e Yatribe, atual Medina.
4
1. O IMPÉRIO ÁRABE
Ao analisar um mapa físico da península Arábica, você pode notar que se trata de uma região de difícil sobrevivência em razão ao predomínio de desertos, com vegetação