império arabe
O povo árabe habitava a Península Arábica, situada entre o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho. Na região que margeia o Mar Vermelho, as terras são férteis, favoráveis ao desenvolvimento da agricultura. A parte central da península, ao contrario, é composta de terras desérticas, onde, de quando em quando, aprece um oásis.
Principais características
Havia um sistema complexo de castas, clãs, Djinns (Gênios) e deuses que regulavam toda a vida dos árabes no deserto. Embora a história marque a região como região atrasada, desde o império romano (sec. I dC.) eram usados mercenários Iemenitas, e ela esteve em contato com o Imperio Parto.
Civilização Árabe - A história dos Árabes
A civilização árabe ou islâmica surgiu no Oriente Médio, numa península desértica situada entre a Ásia e a África. É área de aproximadamente um milhão de quilômetros quadrados, com centenas de milhares recobertos por um enorme deserto, pontilhados por alguns oásis e por uma cadeia montanhosa, a oeste. Somente uma estreita faixa no litoral sul da península possui terras aproveitáveis para a agricultura
Política e religião andam de mãos dadas em praticamente todos os países muçulmanos. E desde o surgimento do chamado Império Árabe essa parceria vem provocando desentendimentos e até guerras civis. Hoje os países que formavam o Império têm seu próprio governo, mas os aspectos culturais e religiosos continuam muito comuns a todos os povos que foram dominados pelos árabes.
O início
O surgimento do Império Árabe está ligado intimamente com o nascimento do islamismo. Até o século VII a Arábia era formada por diversas tribos, que tinham crenças, costumes e líderes diferentes. Após ter criado o islamismo, Maomé decidiu unir todas as tribos árabes sob o domínio de um único Estado, que seria baseado na religião islâmica. Maomé se tornou o chefe religioso e político de toda a região e quando morreu, em 632, deixou na cabeça de todos os árabes uma