DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA LINGUAGEM
CCS – CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA INFÂNCIA
PROFESSORA CLÁDIA HELENA S. JARDIM
ALUNOS: MÁRCIO ROQUE CORDEIRO E SILVIA MARIA RIBEIRO
RESENHA – TEMA: LINGUAGEM (NP 02)
“Pensar é conceber, fragmentar e seqüenciar – ao mesmo tempo – uma dada situação. As palavras são mediadores entre pensamento e mundo externo.”
Vygotsky, 1998.
Nesta resenha vamos falar da linguagem, dentro de uma perspectiva que nos leva a entendê-la como um meio de comunicação, que não necessita necessariamente da fala, pois há várias formas de uma pessoa se comunicar, o que nos comprova os nossos bebês, o seu choro, seus gritos e gemidos, e até mesmo as suas risadas e demais manifestações de carinhos são uma forma de expressar a linguagem. Neste texto também traremos Vygotsky um estudioso que embora tenha passado pouco tempo aqui na terra, deixou uma grande contribuição para nós sobre o desenvolvimento do ser humano e, por conseguinte, sobre linguagem. O desenvolvimento da linguagem oral está intimamente ligado à maturação cerebral, ao meio ambiente sociofamiliar, considerando a estimulação recebida pelo indivíduo, e à integridade sensorial. Alguns pré-requisitos biológicos, psicológicos e ambientais são essenciais para a aquisição da linguagem, mas o psicológico será o foco desta resenha, pois é no desenvolvimento de relacionamentos interpessoais, na relação do bebê estabelecida de forma adequada, que o desenvolvimento acontece.
Ao nascer o bebê possui vocalizações diferentes do choro para "fome", "dor". É chorando que o bebê se comunica, especialmente com a mãe, e uma mãe suficientemente boa consegue distinguir cada choro. E assim, a criança desde o momento do seu nascimento é envolvida por um universo de linguagens, dentre as quais está fundamentalmente a linguagem verbal. E isso pode ser observado a partir de palavras usadas a princípio com o objetivo de mostrar o sentimento de carinho sentido pela