. Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança
Professora: Maria José Pereira
Disciplina: Educação Infantil
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NA CRIANÇA
O presente texto tem como objetivo discorrer sobre o livro A Linguagem e o Desenvolvimento Intelectual da Criança, de Luria e Yudovich (1985). Demostra com uma experiência a importância da aquisição da linguagem na formação dos processos mentais superiores da criança, e como os gêmeos submetidos ao processo experimental desenvolveram a linguagem verbal. A psicologia soviética tinha três teorias da psicologia histórica:
“A primeira dessas teorias, ao considerar o desenvolvimento complexo como uma simples combinação de hábitos reduz o ensino e a educação a uma simples exercitação. A segunda, ao considerar “a maturação das capacidades mentais” como um processo contínuo, espontâneo, não só escamoteia o problema da explicação dos mecanismos do desenvolvimento mental, como também relega a um plano secundário as influências educativas, a considerá-las, quando muito, como um meio para acelerar ou retardar a “maturação natural”, cuja direção já está predeterminada. Este enfoque idealista do desenvolvimento dos processos mentais complexos no homem constitui, desde então, e tanto na prática como na teoria, um obstáculo para a compreensão científica da mente. ” (p.09)
Os autores Luria e Yudovich (1985), prosseguem esclarecendo que a psicologia soviética “rejeitou completamente as concepções por considerá-las ultra simplificadas e acientíficas”, e resume em três proposições fundamentais os pré-requisitos teóricos para uma visão científica do desenvolvimento da atividade mental complexa:
A primeira proposição rejeita totalmente a visão espiritualista focada na “alma” e parte para um estudo aprofundado da relação do sujeito com o meio.
A segunda proposição destaca a importância do desenvolvimento no estudo da formação dos processos mentais.
A terceira proposição é estudar a