A MULHER NEGRA NO BRASIL
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
A MULHER NEGRA NO BRASIL
AVELINA CIRLENE DE GODOI
SENADOR AMARAL
2014
AVELINA CIRLENE DE GODOI
A MULHER NEGRA NO BRASIL
SENADOR AMARAL
2014
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. PROBLEMA DE PESQUISA 6
4. OBJETIVOS 7
4.1. Objetivo Geral 7
4.2. Objetivos Específicos 7
5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 8
6. LISTA DE CAPÍTULOS 10
7. CONOGRAMA 11
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
As mulheres negras tem sido parte importante da sociedade brasileira há mais de cinco séculos. Como grupo social específico em defesa de seus interesses ou como parte do amplo contingente negro ou geral que luta por justiça social e inclusão social, sua atuação pode ser vista desde o regime escravocrata até hoje. De fato, as lutas das mulheres negras por equidade se desenvolvem ao longo dos séculos e devemos reconhecer que têm sido parte fundamental dos amplos segmentos que constroem cotidianamente o Brasil como nação. Nas últimas décadas, as dimensões atlânticas das culturas de gênero têm sido enfatizadas nos estudos de perspectiva histórica sobre mulheres escravas e africanas no Brasil. Destaca-se nesse movimento, a preocupação em relacionar a formação de nichos ocupacionais com as respectivas identidades sociais dessas mulheres.
2. JUSTIFICATIVA
A proposta geral do projeto tem por fundamento mostrar todo o contexto da mulher negra ao longo dos séculos no Brasil, sua representatividade e destaque.
Com isso reorganizar a percepção da sociedade para essa problemática cada vez mais difundida, originária de vários problemas decorrentes da estrutura escravocrata da colonização brasileira, a situação da mulher negra perante o cenário atual e seu papel na formação do país.
3. PROBLEMA DE PESQUISA
Este projeto tem por