Pensamento e linguagem
PENSAMENTO E LINGUAGEM
O conceito de mediação simbólica é de muita importância para Vigotsky, pois os processos que mentais superiores que caracterizam o humano são mediados por sistemas simbólicos.
A função principal da linguagem básica que Vigotsky trabalha é a de intercâmbio social, pois o homem cria uma linguagem para se comunicar com outros. Essa função é bastante aparente em um bebê que esta começando a aprender falar, ele não sabe usar as palavras ainda e nem o significado delas, mas ele usa sons e gestos para passar aos outros o que deseja, e a necessidade de se comunicar é o principal motivo de se criar uma linguagem.
Para uma boa comunicação não é preciso apenas que nos comuniquemos como um bebê, pois existe a necessidade de símbolos que traduzam ideias e que tenham significados aos que ouvem. Como cada pessoa tem sua própria experiência é preciso que esta seja simplificada para que possa ser traduzida em símbolos para que outros indivíduos possam entender.
Um exemplo usado por Vigotsky é a palavra cachorro, cada pessoa tem uma experiência diferente com um cachorro, mas, para que todos possam entender o que é um cachorro é usada essa palavra independente da experiência que cada indivíduo tenha tido com o cachorro.
E a partir desse fenômeno que surge a segunda função que é a de pensamento generalizante. Esta por sua vez agrupa todos os acontecimentos da mesma classe e os agrupa na mesma categoria conceitual.
Quando é falado cachorro estou diferenciando ele de outros grupos como mesa, girafa etc.; e classificando-o na categoria cachorro. É essa função que torna a linguagem instrumento do pensamento e essa relação pensamento e linguagem é essencial para compreender o psicológico do ser humano.
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM
O pensamento e a linguagem são diferentes e se desenvolve de diferentes maneiras, antes de ocorrer o encontre destes. Vigotsky trabalha para compreender o