linguagem e pensamento
Linguagem e pensamento
Introdução
O ser humano distingue-se de qualquer outro animal, por ter a capacidade do raciocínio e linguagem. No senso comum existe varias ideias sobre a definição de linguagem e pensamentos assim como há vários estudos científicos sobre o assunto.
Os dois temas em questão estão interligados, e são considerados essenciais para a funcionalidade das operações cognitivas do ser humano,
Considere o pensamento e a linguagem, se você não pode pensar, não consegue dominar um idioma a linguagem por sua vez, influencia o pensamento, e da mesma forma que as palavras podem facilitar os pensamentos elas podem limita-lo. Benjamin Lee Whof observou que pessoas que falam o mesmo idioma tendem a construir os mesmo conceitos e a perceber significados semelhantes. Ou seja, além de essências para a comunicação social pensamento e linguagem também são elementos da construção da cultura social de uma sociedade. A linguagem transmite os conceitos os juízos e os raciocínios do pensamento.
Pensamento
No dia a dia utilizamos a palavra pensar de varias formas. O “pensar” em “Penso que Maria estará comigo hoje” que transmite o significado de expectativa. O “pensar” em “penso que Arthu estar certo” significa “acredito”. Passei um tempo pensando no assunto onde pensar estar sendo usado para substituir a palavra lembrar. Todos esses exemplos ilustra que as pessoas utilizam a palavra pensar para ilustrar quase todos os processos mentais.
Parte da nossa vida, ficamos pensando, quando estamos acordados ficamos atento ao mundo externo, assimilando, raciocinando, imaginando e etc. E quando estamos dormindo perdemos o contato com o mundo externo, mas não deixamos de estar pensando, os cientistas cognitivos consideram o ato de sonhar, e um tipo especial de pensamento.
Existem diferentes tipos de pensamento. Por exemplo:
Pensamento dedutivo: que vai do geral a particular
Pensamento indutivo: vai