Pensamento e Linguagem
O trabalho tem por objetivo, compreender os conceitos do que é o pensamento, o que é linguagem, qual a relação entre eles e a diferença de linguagem e fala.
Natureza do Pensamento
Os seres humanos passam grande parte do tempo pensando. Pois na maior parte o tempo que estamos acordados, estamos atentos ao mundo em nossa volta. Isso se dá a medida em que esquadrinhamos o conteúdo que os nossos sentidos nos transmitem.
Quando dormimos perdemos o contato com o meio, mas alguns cientistas cognitivos consideram o sonho um tipo especial do pensamento, por isso há razão para acreditar que mesmo dormindo, continuamos processando informações.É importante saltar que consciência e memória também são considerados tipos de pensamentos.
O pensamento é inato, ou seja, já nascemos com ele, e o mesmo tem capacidade de se desenvolver sozinho sem a intervenção da linguagem, porém, de uma maneira extremamente lenta.
Apesar de todos os elementos do pensamento estarem entrelaçados, iremos fazer a apresentação dele como distintos.
Para ( Zajonc, 1.980 a 1.984), o pensamento também esta ligado a emoção e ao afeto. As percepções por exemplo, estão ligados ao afeto de
forma frenquente, embora nem sempre tenhamos conciência disso.
Quando vemos um casa, não vemos penas uma casa, mas uma casa bonita, feia ou pretenciosa. Da mesma forma quando fazemos a leitura de um artigo, não fazemos apenas a leitura de um artigo político, sobre moda ou saúde. Mas lemos um insignificante artigo sobre política, um ótimo artigo sobre moda ou um importante artigo sobre saúde. E podemos aplicar o mesmo sobre o sol, o mar, as flores, baratas... Isso nos mostra que mesmo não sendo de uma forma conciente, a percepção está ligada ao afeto.
Elementos do Pensamento.
Pensamento é imagem?
Cientistas cognitivos acreditam que as pessoas respondem algumas perguntas usando a formação da imagem. Ex. se pedirem pra você tentar descrever a aparência física do Jornalista Marcelo Rezende,