Nematódeos
Trabalho de biologia entregue ao professor Thieres sobre nematódeos, anelídeos e moluscos pelos alunos: Alana Miguel, Ana Carolina Duarte e Jardiel Lucas Miguel da turma CTADI 3M, no dia 26 de março de 2014.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS
Os nematódeos (do grego nematos = fio + eidos = forma) ou nematelmintos apresentam corpo cilíndrico ou filamentoso, afilado nas duas extremidades. são organismos extremamente pequenos e translúcidos que estão entre os animais mais abundantes da terra. Os nematódeos conquistaram com sucesso os habitats marinho, de água doce e terrestre. Embora a maioria seja de vida livre, há muitos representantes parasitas de praticamente todos os tipos de plantas e animais. Seu tamanho é muito variável, indo de aproximadamente 1 mm até cerca de oito metros de comprimento. São representados por mais de 15 mil espécies, constituindo o segundo filo animal mais numeroso ( o primeiro é o dos artrópodes ). Os vermes nematódeos são animais de sexos separados, sendo as fêmeas maiores do que os machos. Os ovos são microscópicos, mas resistentes a condições desfavoráveis do meio ambiente. Além disso, os nematódeos possuem simetria bilateral, tubo digestivo completo e sistema nervoso completo.
SISTEMAS
Embriologia
São animais triblásticos, ou seja, possuem os três folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme, pseudocelomados (cavidade do corpo é delimitada pelos tecidos da mesoderme e tecidos da endoderme), protostômios (quando o blastóporo dá origem à boca) e possuem simetria bilateral.
Musculatura
A musculatura dos nematódeos é composta por uma única camada de células que se distribui longitudinalmente pelo corpo. Essa musculatura lisa é responsável pelos movimentos desses animais. Provocam flexões dorsoventrais. A movimentação também vai depender da elasticidade da cutícula e do